14 de outubro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
14 de outubro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Digitalização e Inteligência Artificial geram desafios e oportunidades para o Turismo

12 de novembro de 2024
0
Digitalização e Inteligência Artificial geram desafios e oportunidades para o Turismo

Foto: Assessoria

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp
A digitalização da experiência do turista tem se consolidado como a principal transformação dos últimos anos no setor de turismo, mas também como um de seus maiores desafios. Durante o painel “Turismo: Perspectivas na Economia Digital, Oportunidades e Desafios”, realizado no Seminário Executivo Economia Digital 2024, o tema foi aprofundado por especialistas do setor. O evento aconteceu no Centro de Inovação de Tecnologia em Maceió, na segunda-feira (11), promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio AL). O seminário abordou as mudanças provocadas pela digitalização no universo do turismo e os impactos dessas inovações nos negócios digitais. O painel contou com a participação de Lucas Politi, executivo do Google; Milton Vasconcelos, diretor do MME Hotéis; e Pedro Loes, cientista de dados da Smarttalks.ai. A mediação foi conduzida por Miguel Diniz, diretor de Marketing e Vendas no Thermas de São Pedro. Ao abrir o painel, Diniz compartilhou sua experiência no setor e fez uma reflexão sobre a digitalização dos negócios turísticos. Segundo ele, o grande desafio da digitalização é como integrar a tecnologia à experiência essencialmente analógica que o turismo oferece. “A digitalização precisa agregar valor à jornada do turista, sem perder o toque humano, algo que o setor de turismo exige”, afirmou. De acordo com ele, após o período da pandemia, no qual muitas empresas do segmento passaram a operar no negativo, o setor conseguiu se reerguer antes do previsto, que era 2026. “Isso aconteceu neste ano de 2024. Os números do turismo já voltaram aos patamares anteriores à pandemia”, ressaltou. Agora, o turismo segue se reinventando, com foco na inovação e na integração das novas tecnologias para proporcionar experiências cada vez mais satisfatórias aos turistas. Para Pedro Loes, cientista de dados, as mudanças impulsionadas pela inteligência artificial no setor de turismo têm o potencial de aproximar as marcas dos consumidores por meio de assistentes digitais. “A inteligência artificial no turismo não é mais uma promessa, ela já é uma realidade. A ideia é transformar a experiência do viajante, oferecendo um atendimento mais personalizado e eficiente”, explicou. Ele também abordou o conceito de “propriedades emergentes” da IA, no qual sistemas inteligentes são capazes de aprender e se adaptar a novas situações, sem a necessidade de programação explícita para cada interação. “Estamos entrando em uma era em que as máquinas podem interagir de maneira mais natural com os usuários, oferecendo soluções mais rápidas e precisas”, afirmou. E em um ambiente de interação que se transforma com o uso de tecnologias, o executivo do Google, Lucas Politi, apresentou, de forma breve, dados sobre o funil de vendas, destacando a complexidade da jornada de compra do consumidor moderno, que cada vez mais se caracteriza por múltiplos pontos de contato antes de tomar uma decisão. “A jornada de compra não é mais linear. O consumidor pesquisa em diferentes plataformas, consulta redes sociais, sites de busca e opiniões de amigos antes de fazer uma escolha”, afirmou. Ele também ressaltou que a coleta e análise de dados é fundamental para as empresas, pois permite personalizar ofertas e melhorar o relacionamento com o cliente. “Entender os dados dos consumidores é o passo mais importante para oferecer uma experiência personalizada e aumentar a conversão de vendas”, explicou e complementou: “estamos caminhando para um mundo no qual o que mandará na decisão de negócio é o dado”. Junto às transformações digitais, é preciso criar manter a infraestrutura adequada para apoio ao turismo, bem como manter a promoção do destino Alagoas e a inovação no setor hoteleiro, conforme pontuou o diretor do MME Hotéis, Milton Vasconcelos. Para ele, um destino forte é fundamental para a criação de produtos turísticos competitivos. “A promoção do destino vem antes do produto. Se Maceió e outros destinos de Alagoas se destacam, os turistas vão buscar mais opções de hospedagem e experiências”, pontuou. Milton também fez uma reflexão sobre as oportunidades de crescimento do turismo em Alagoas, mencionando a necessidade de novos investimentos em infraestrutura e entretenimento. “O turismo não é só sobre hospedagem, mas também sobre toda a cadeia de serviços que o sustenta. É preciso continuar investindo em novas ofertas e em um atendimento de qualidade”, afirmou. O Seminário Executivo Economia Digital contou com o apoio de diversas entidades e empresas, como o Sebrae, o Sesc, o Senac, o Senai, a Ademi, a ASA, a Weni by Vtex, entre outras. Essas parcerias reforçam o compromisso com a inovação e o desenvolvimento do setor de turismo em Alagoas. A troca de experiências e a colaboração entre os diferentes atores da economia digital são fundamentais para que o turismo da região aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pela transformação digital. /Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Polícia Civil participa de operação contra suspeitos de tentativa homicídio
Sem categoria

Polícia Civil participa de operação contra suspeitos de tentativa homicídio

por Redação
14 de outubro de 2025
Réveillon Celebration lança combo “Only 4 Friends” nesta quarta-feira, 15
Sem categoria

Réveillon Celebration lança combo “Only 4 Friends” nesta quarta-feira, 15

por Redação
14 de outubro de 2025
Evento une tatuagem, música e gastronomia neste sábado (18), em Maceió
Sem categoria

Evento une tatuagem, música e gastronomia neste sábado (18), em Maceió

por Redação
14 de outubro de 2025
Instituições iniciam força-tarefa para fiscalizar escolas da EJAI em Maceió
Sem categoria

MPs discutem medidas para garantir segurança alimentar em escolas EJAI de Maceió

por Redação
14 de outubro de 2025
II Conferência Nacional do Trabalho, etapa Alagoas, será realizada 21 de outubro em Maceió
Sem categoria

II Conferência Nacional do Trabalho, etapa Alagoas, será realizada 21 de outubro em Maceió

por Redação
14 de outubro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Ex-presidente do Conselho de Farmácia é acusado de assédio moral e irregularidades

TRT determina retorno imediato das atividades do CRF/AL em Maceió e Arapiraca

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Polícia Civil participa de operação contra suspeitos de tentativa homicídio

14 de outubro de 2025
Sem categoria

Réveillon Celebration lança combo “Only 4 Friends” nesta quarta-feira, 15

14 de outubro de 2025
Sem categoria

Evento une tatuagem, música e gastronomia neste sábado (18), em Maceió

14 de outubro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.