Redação
O Partido Liberal (PL), por meio do secretário geral Rogério Marinho, que é senador pelo Rio Grande do Norte, afirmou que o prefeito de Maceió, JHC, ainda não comunicou sobre sua saída da legenda.
“Não fui comunicado, nem o partido, da saída do JHC do PL. Ele não falou conosco. Por enquanto, estamos aguardando. Não há insatisfação com ele e, por isso, acreditamos que fique. Ficaria muito ruim para ele, para o Lula e para a tia dele, caso isto seja verdade. Espero que ele queira sair pela porta da frente”, afirmou Rogério Marinho.
Segundo o jornal O Globo, JHC estaria deixando o PL rumo ao PSD, que integra a base do governo Lula (PT), após reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e do Recife, João Campos (PSB), no fim de semana, ocasião em que até o apresentador Luciano Huck esteve presente.
Ao deixar o PL, JHC se afastaria da direita bolsonarista e se aproximaria de políticos de centro e de esquerda. Isso facilitaria parcerias com o Governo Federal e também na possível indicação da sua tia, Marluce Caldas, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Por outro lado, JHC deixaria eleitores insatisfeitos na capital nordestina onde o ex-presidente Jair Bolsonaro, líder do PL, tem melhores resultados, prejudicando o cenário para 2026. O prefeito de Maceió ainda não se posicionou para a imprensa sobre o tema.
Atual líder do PL na Câmara de Maceió, o vereador Leonardo Dias disse que conversou com JHC, que teria negado tudo e tratado como especulação da imprensa. No entanto, conforme comentários, só o fato do encontro do prefeito com Paes e Campos já foi criticado pela ala bolsonarista.
“Como líder do PL na Câmara de Maceió, acabo de conversar com o prefeito JHC a respeito de uma suposta mudança partidária noticiada pela imprensa. JHC reafirmou que permanece no PL e que tudo não passa de especulação da imprensa”, disse Leonardo Dias.