Redação
Trabalhadores da empresa Localine, responsável pelo transporte escolar em Maceió, realizaram um protesto nesta sexta-feira (9) em frente à sede da empresa, no bairro do Farol. Eles denunciam que foram surpreendidos, na última terça-feira (7), com o atraso no pagamento dos salários.
Em comunicado interno, a direção atribuiu o problema à suspensão temporária de seus serviços determinada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) no dia anterior. A empresa afirma estar em tratativas com a secretaria para resolver a situação e promete atualizar os funcionários nos próximos dias.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, um representante dos funcionários da empresa relatou diversas irregularidades, além do atraso de salários, que levaram ao protesto.
“Tem monitora passando mal, desmaiando, ansiosa por causa da falta do salário. A previsão é para semana que vem, vamos ver se o Ministério Público ajuda a gente. Poderiam fazer um acordo, demitir a gente para ter nossos direitos e conseguirmos arrumar outro emprego e não ficar nessa situação de incertezas”, informou um funcionário.
A situação se agrava diante do histórico recente de paralisações no serviço de transporte escolar na capital alagoana. Nos últimos meses, protestos de pais e responsáveis chegaram a bloquear avenidas em bairros como Benedito Bentes e Cruz das Almas, cobrando melhoria dos ônibus escolares.
Confira na íntegra o comunicado enviado pela empresa aos trabalhadores:
“Prezados colaboradores,
Primeiramente, pedimos sinceras desculpas por não ter sido possível realizar o pagamento dos salários na data de hoje, como normalmente ocorre. Sabemos da importância desse compromisso para cada um de vocês e compreendemos os transtornos que esse atraso pode causar.
Como é de conhecimento de todos, a empresa sempre prezou pela pontualidade e responsabilidade em seus compromissos financeiros. Ao longo desses cinco anos de atuação, honramos com todos os pagamentos e mantivemos uma relação de transparência com nossos colaboradores.
No entanto, ontem, dia 07/05, fomos surpreendidos com um comunicado oficial da SEMED suspendendo temporariamente nossos serviços.
Diante dessa situação, informamos que já estamos adotando todas as medidas administrativas cabíveis para resolver a questão com a maior brevidade possível. Nossa equipe está em constante diálogo com a SEMED para buscar a liberação dos serviços e a regularização dos pagamentos pendentes à empresa.
Nos comprometemos a manter todos informados ao longo dos próximos dias e reforçamos que, até a próxima semana, entraremos em contato com cada um para apresentar uma posição mais concreta sobre a situação e os próximos passos.
Agradecemos imensamente pela compreensão, paciência e confiança depositada em nosso trabalho.
Atenciosamente,
Nelson Nascimento”