Após prometer intensificar viagens para “fazer política”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá agendas no Sul e no Nordeste ao longo desta semana.
Na próxima quarta-feira (28), o chefe do Executivo viaja para Salgueiro (PE), onde percorre o chamado “Caminho das Águas”. A iniciativa contempla as obras de transposição do Rio São Francisco e outros projetos de segurança hídrica – como adutoras, ramais, reservatórios – que estão espalhados pela Bahia, Alagoas, Piauí e Maranhão.
Na cidade pernambucana, Lula assinará a ordem de serviços para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A intervenção ampliará a capacidade do reservatório, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas.
Ainda no dia 28 de maio, Lula viaja para Cachoeira dos Índios (PB), que também integra o percurso do “Caminho das Águas”. Na cidade, será inaugurado o trecho 1 do Ramal do Apodi, com 30 quilômetros de canal.
Na quinta-feira (29), Lula cumpre agendas no Sul. O presidente estará em Ortigueira (PR), onde participa de entregas do programa Terra da Gente. A iniciativa identifica as terras disponíveis para reforma agrária.
O chefe do Executivo também estará em Itajaí (SC) na quinta-feira (29). Na cidade, Lula participa da cerimônia de retomada da operação do Porto de Itajaí, que teve as suas operações paralisadas em 2022. O governo federal retomou a gestão do ativo em dezembro.
Nesta semana, Lula também participa do evento de 80 anos do Instituto Rio Branco. Na terça-feira (27), o presidente se reúne com reitores do instituto, que completou oito décadas em abril.
/CNN