Em eventuais disputas de segundo turno, o presidente da República, Lula (PT), empataria tecnicamente com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL).
O levantamento foi elaborado pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (24), o presidente perderia apenas – dentre os candidatos propostos – para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que acumularia 46,5% das intenções de voto, enquanto Lula ficaria com 39,7%.
O único cenário em que o petista aparece na frente é contra o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro. Ao todo foram ouvidos 2.020 eleitores entre os dias 18 e 22 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.
O levantamento propôs quatro cenários diferentes. Veja como fica cada um:
Cenário 1:
Segundo a pesquisa, em um eventual segundo turno das eleições entre Bolsonaro e Lula, o ex-presidente aparece com 46,5%. Já o petista aparece com 39,7%.
Cenário 2:
Se o segundo turno fosse disputado entre Michelle Bolsonaro e Lula, haveria um empate técnico. De acordo com o levantamento, a ex-primeira-dama aparece 44,4% e Lula com 40,6%.
Cenário 3:
Já se o mesmo cenário fosse disputado entre Tarcísio e Lula, também haveria empate técnico, com o gestor de São Paulo à frente da disputa, com 43,6% e o atual presidente com 40,1%.