Redação*
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando cerca de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração nascidos em janeiro, fevereiro e março para fazer a prova de vida anual.
O número é composto por pessoas que o instituto não conseguiu localizar nas bases de dados. Isso porque, desde o ano passado, o INSS é o responsável por fazer a comprovação de vida dos beneficiários através do cruzamento de informações de outros órgãos, mas mesmo assim, vários não foram encontrados.
A notificação está sendo feita por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por notificação bancária. Segundo o Instituto, quem for chamado, deverá “realizar a prova de vida no aplicativo ou site, na rede bancária ou se dirigir à uma agência do INSS”.
Formas de comprovação
O INSS aceita diferentes registros como prova de vida. São eles:
- acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- contratação de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico – quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista; carteira de trabalho; carteira de identidade e alistamento militar;
- declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
/Com informações de agências