Leonardo Ferreira
O advogado Marcondes Costa comunicou e protocolou, nesta quinta-feira (11), sua saída da função de diretor de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL). Quem assume no lugar é o então diretor adjunto, o advogado Marcus Tullius.
Na avaliação da trajetória, Marcondes destaca as atividades desenvolvidas em prol dos direitos da advocacia: “Há 2 anos e meio, nós iniciamos um processo extremamente audacioso, mas exequível, que era a aproximação da OAB com as instituições, o Poder Judiciário e as forças de segurança, sempre exigindo respeito à advocacia.”
“E o diálogo funcionou em muitos casos, mas, em outros, a gente teve que recorrer a medidas enérgicas disponíveis para o combate à violação de prerrogativas, dentre elas, representações administrativas e até criminais, fizemos desagravos, mandados de segurança, habeas corpus, e acompanhando colegas advogados em determinados procedimentos”, completou ele.
Segundo Marcondes, sob sua liderança, a Diretoria de Prerrogativas teve mais de 400 ações durante o período. “Isso dá sentido em dizer que cumprimos nosso papel, porém, obviamente, o trabalho tem que continuar, e confiamos na nova direção, para que, num futuro muito próximo, a advocacia possa viver dias melhores no estado de Alagoas”, finaliza.
Marcondes segue agora para objetivos políticos, como pré-candidato a vereador de Maceió pelo PDT. Nas redes sociais, diversos colegas fizeram questão de realizar publicações o homenageando e agradecendo pelo trabalho à frente da defesa das prerrogativas. “A OAB perde, mas a sociedade ganha”, disse uma advogada.