Redação
O prefeito do município de Tanque d’Arca, Wilmário Valença, o Will, está sendo procurado há cerca de 10 anos pelo Poder Judiciário para que ele seja notificado e efetue um pagamento de débito tributário com a Fazenda Estadual.
Apesar do valor não ser volumoso, quase R$ 1 mil em 2014, o que vem subindo a cada ano, com juros e atualização monetária, Will Valença se recusa a pagá-lo. A dívida se refere à infração e penalidade obtidas por um comércio em Maceió cujos responsáveis são o prefeito e sua irmã, Karyne Valença.
Conforme os autos, vários magistrados já passaram pelo processo e não conseguem “encontrar” o prefeito para citá-lo, por meio dos oficiais de Justiça e endereços cadastrados. Em 2019, porém, Karyne foi finalmente notificada, mas Will não.
Em 2020, a Procuradoria do Estado, responsável pelo processo, pediu a realização de bloqueios através dos sistemas BACENJUD E RENAJUD, para que o prefeito devedor tenha o dinheiro bloqueado e retirado de suas contas e para que fique impossibilitado de transferir quaisquer veículos em seu nome.
Na última atualização, em 22 de agosto de 2023, ou seja, praticamente há um ano, o juiz do processo pediu que mais uma vez tentem localizar o prefeito devedor, através de pesquisa de endereço dos devedores junto aos bancos de dados que possua acesso, como concessionária de energia elétrica.
No mês de abril, houve a última juntada de documentos, mas sem novidades até agora, com a dívida continuando em pendência. O número do processo é nº 0716683-52.2014.8.02.0001.