O Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de antídotos contra intoxicações por metanol. O governo pretende adquir 150 mil ampolas de etanol farmacêutico, além da possibilidade de compra do Fomepizol junto a produtores internacionais. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Na quinta-feira (2), Padilha detalhou medidas estratégicas de combate a esse tipo de intoxicação durante reunião da sala de situação, criada pelo governo federal para monitorar os casos e coordenar as ações de enfrentamento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma chamada pública para localizar fornecedores internacionais de Fomepizol, medicamento específico contra intoxicação por metanol que ainda não está disponível no Brasil.
A iniciativa envolve a mobilização das 10 maiores agências reguladoras do mundo, que devem indicar produtores do medicamento em seus países. Além disso, o governo pediu à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a doação imediata de 100 tratamentos de Fomepizol.