A eleição para a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) será realizada nesta sexta-feira (3). O Conselho conta com mais de 10 mil profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências e os aptos a votar poderão escolher de forma on-line o presidente da entidade para o triênio 2027-2029.
Embora cinco candidatos tenham iniciado o processo eleitoral, apenas quatro permanecem na disputa. Fernando Dacal Reis formalizou a desistência da candidatura durante o processo, conforme registro publicado na página oficial das eleições do Crea-AL.
Os candidatos
Carlos Eduardo Gomes Ribeiro (Dudu Ribeiro) é engenheiro civil e eletricista. Atuou em cargos comissionados na administração pública e exerceu as funções de gerente de Fiscalização e de Infraestrutura no Crea-AL.
No dia 22 de junho, a Comissão Eleitoral Federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) indeferiu seu registro de candidatura ao reconhecer o descumprimento da exigência de desincompatibilização prevista nas normas eleitorais do Sistema Confea. Apesar disso, Dudu permanece na disputa por força de decisão liminar da Justiça de Alagoas.
Disneys Pinto da Silva é engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia Urbana e Ambiental, aposentado pela Prefeitura de Maceió e atualmente mantém vínculo funcional com a Prefeitura de Porto de Pedras. Desde 2011, preside o Sindicato dos Engenheiros de Alagoas, tendo se licenciado do cargo para disputar a eleição. Também foi conselheiro titular do Crea/AL em quatro mandatos e suplente em outro.
Geison Cavalcante Alves é engenheiro eletricista, pós-graduado em Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, além de graduando em Engenharia Civil. É sócio-fundador da Elo Engenharia e possui atuação em empresas como a Destilaria Porto Alegre e a Gebra – Brasileira Geradora de Energia Ltda. No Crea-AL, foi conselheiro, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, diretor, vice-presidente e superintendente entre 2021 e 2024.
Guilherme Soares da Silva é engenheiro civil, com habilitação em Engenharia de Segurança do Trabalho, especialista em Engenharia Hospitalar, técnico em Agrimensura e professor universitário.
O caso judicial
A principal controvérsia da eleição envolve a candidatura de Dudu Ribeiro.
Pelas regras do Sistema Confea, candidatos que ocupam determinados cargos públicos devem cumprir o prazo de desincompatibilização para disputar a eleição. À época, Dudu exercia o cargo de superintendente de Infraestrutura Hídrica e Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Infraestrutura.
Segundo a Comissão Eleitoral Federal, o candidato solicitou afastamento, mas manteve o vínculo com o cargo. Em 17 de abril deste ano, inclusive, uma portaria da Secretaria determinou seu retorno às funções.
Posteriormente, enquanto a Comissão discutia a aplicação da regra de desincompatibilização, foi publicado novo prazo para o cumprimento da exigência. Mesmo após essa definição, novas portarias concederam diárias de serviço, férias e a designação para atuar como gestor de contratos da Secretaria.
A exoneração do cargo ocorreu somente em 16 de junho, 18 dias antes da eleição, após questionamentos apresentados à Comissão Eleitoral Federal.
Com base nesses fatos, a Comissão indeferiu o registro da candidatura por entender que a exigência de desincompatibilização não havia sido cumprida dentro do prazo previsto nas normas eleitorais.
Após a decisão administrativa, Dudu Ribeiro ingressou com ação na Justiça de Alagoas e obteve liminar que garantiu sua permanência na disputa. O mérito da ação ainda não foi julgado.
Como será a votação
A votação, que ocorrerá exclusivamente pela internet, das 8h às 19h (horário de Brasília), e os profissionais poderão votar pelo celular ou pelo computador. O Crea-AL vai disponibilizar computadores e profissionais para orientar os eleitores sobre como votar.
Os profissionais habilitados deverão acessar o sistema eletrônico de votação do Confea e seguir as instruções para registrar o voto nos candidatos que disputarão a presidência do Crea-AL para o triênio 2027-2029.
/Assessoria














